sexta-feira, julho 03, 2009

Porto 1 – Lisboa 5



As empresas de transportes públicos têm trabalhado na uniformização dos títulos de transportes, no Porto temos o Andante, em Londres o Oyster e em Lisboa o Viva Viagem. A grande diferença entre a capital Portuguesa e essas cidades é que os utentes têm 1 Andante ou 1 Oyster, enquanto em Lisboa um utente pode acumular um numero ilimitado de cartões!

Em 2007 em Lisboa é anunciada uma nova modalidade denominada zapping. A ideia é que o utente carregue o cartão com dinheiro, que é descontado em cada viagem efectuada. Mas ao contrário do Porto e Londres, em Lisboa esta modalidade não é disponibilizada por todos os operadores. Em particular, a CP e a Fertagus - demarcando-se do Metropolitano e da Carris - optaram por manter o seu sistema de cobrança inalterado.

Na capital Inglesa os utentes são responsáveis por validar o seu titulo de transporte no inicio e final da viagem, sob pena de lhes ser cobrada a tarifa máxima, em Lisboa os utentes declararam o seu destino antes de iniciar a viagem. Uma consequência desta política é que obriga o utente a ter um cartão por percurso.

Se não vejamos, alguém que faça os seguintes percursos:

Parede - Algés - Cais do Sodré - Areeiro - Corroios - Braço de Prata

tem de ter em sua posse nada menos que cinco cartões verdes. E tudo isto porque cada cartão só pode conter um titulo de viagem!

Assumindo que estes cartões têm esta limitação técnica, seria assim tão complicado usar um sistema que cobre um valor em função da viagem sem que se tenha termos que ir a uma maquina para dizer para onde vamos?
.

Etiquetas: , ,